Localização: » Notícias

Arquivo:
Notícias
2018-08-31
A RNAE na edição de Julho da revista Publituris Hotelaria - Dossier Gestão Racional de Energia

A RNAE colaborou com a Publituris num artigo de opinião no Dossier "Gestão Racional de Energia" sobre o setor da hotelaria, publicado na edição de Julho da revista Publituris Hotelaria.

O artigo poderá ser consultado aqui: http://www.rnae.pt/download/Revista-Hotelaria-150-julho2018.pdf

2018-08-22
Concurso Público - Fornecimento e Instalação de Sistemas de Gestão da Iluminação em Edifícios da Administração Pública

A RNAE lançou ontem o concurso público internacional relativo ao Fornecimento e Instalação de Sistemas de Gestão da Iluminação em Edifícios da Administração Pública.

As peças do procedimento podem ser acedidas gratuitamente através da plataforma eletrónica de contratação pública anoGOV em: https://www.anogov.com/op-rnae/faces/app/pap/listaPaps.jsp

2018-08-02
O "novo" Documento de Referência para a Eficiência Energética na Iluminação Pública (DREEIP) já está disponível e a sua redação tem por base a Norma Europeia para a Iluminação Pública, EN 13201, revista em 2015

O "novo" Documento de Referência para a Eficiência Energética na Iluminação Pública (DREEIP) já está disponível e a sua redação tem por base a Norma Europeia para a Iluminação Pública, EN 13201, revista em 2015.

O DREEIP tem como objetivo estabelecer como referência, uma série de parâmetros técnicos que um projeto de Iluminação Pública deverá de seguir de modo a obter uma maior eficiência energética das instalações.

O Documento encontra-se dividido em duas partes, sendo estas:

PARTE 1 – Conceitos de Luminotécnica (http://www.rnae.pt/download/DREEIP_ParteI.pdf)
PARTE 2 – Projeto de Iluminação Pública – Especificações (http://www.rnae.pt/download/DREEIP_ParteII.pdf)

CALCULADORA - Calculadora dos indicadores de desempenho da instalação, para apoio à nova versão do Documento de Referência para a Eficiência Energética na Iluminação Pública. (http://www.rnae.pt/download/CALCULADORA_DOS_INDICADORES_DE_DESEMPENHO_DA_INSTALACAO.xlsx)

O DREEIP é o resultado da atividade de um grupo de trabalho constituído por iniciativa da Secretaria de Estado da Energia, em 2010, e que integrou os seguintes atores no domínio da iluminação pública em Portugal: RNAE, CPI - Centro Português de Iluminação, ADENE - Agência para a Energia, ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses, EDP Distribuição e OE - Ordem dos Engenheiros.

O DREEIP foi alvo de uma atualização, tendo sido criado para o efeito, em Setembro de 2017, um novo grupo de trabalho onde se fizeram representar o CPI - Centro Português de Iluminação, ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses, OE - Ordem dos Engenheiros, OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos e a DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia.

A RNAE, juntamente com o CPI, irá programar um roadshow de ações de divulgação e formação em 2019, de norte a sul do país, incluindo ilhas, tendo como destinatários as Agências de Energia, Municípios, Comunidades Intermunicipais, Projetistas e outros interessados no documento.

2018-07-04
Sessão "A Iluminação Pública e as Alterações Climáticas", Ordem dos Engenheiros, 10 de julho - Apresentação do "novo" DREEIP

No próximo dia 10 de Julho, irá realizar-se uma Sessão com o tema "A Iluminação Pública e as Alterações Climáticas".

 

Nesta Sessão irá ser apresentado e debatido o novo DREEIP (Documento de Referência para a Eficiência Energética na IP), promovido pelo Centro Português de Iluminação (CPI), com a colaboração da RNAE e Ordem dos Engenheiros.

 

A RNAE irá fazer uma apresentação com o tema "O papel das Agências de Energia e Ambiente na Eficiência Energética na Iluminação Pública", onde teremos oportunidade de abordar a importância do cadastro como ferramenta de gestão municipal e da adoção do DREEIP como ferramenta de base para a elaboração dos Planos Diretores de Iluminação Pública e, bem como, dos Regulamentos Municipais de iluminação Pública, como instrumentos reguladores da IP municipal.

Iremos ainda abordar a recente problemática dos contratos de concessão de distribuição de energia elétrica em baixa tensão e da sua interligação com a iluminação pública, apresentando e defendendo vários pontos "nevrálgicos" e de extrema importância para os Municípios (enquanto "proprietários" do bem) e Agências de Energia (enquanto agentes promotores de uma gestão eficiente da rede de IP).

 

Do programa consta também a apresentação das Metas e Objetivos Nacionais para a Eficiência Energética, com a intervenção da DGEG.

 

A Sessão irá ter lugar no auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, a partir das 16h45.

 

Para mais informações e inscrições: http://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/a-iluminacao-publica-e-as-alteracoes-climaticas/

2018-06-25
Prorrogação do Prazo de Implementação do PPEC 2017/2018 - Extensão das medidas promovidas pela RNAE

Face aos pedidos de prorrogação apresentados por diversos promotores, a ERSE decidiu prorrogar o prazo de implementação das medidas do PPEC 2017-2018, de 31 de dezembro de 2018, para 31 de dezembro de 2019.

A RNAE considera esta extensão de enorme importância para uma boa execução e uma melhor eficácia dos resultados a atingir pelas três medidas PPEC que se encontra a promover:

- RNAE_IO1 - Freguesias+Eficientes - Freguesias pela Eficiência Energética (website: http://www.freguesiasmaiseficientes.pt/)

- RNAE_IO3 - PIEE IPSS - Programa Integrado de Eficiência Energética para Instituições Particulares de Solidariedade Social (website: http://www.piee-ipss.pt/)

- RNAE_TO1 - Master Lighting System (novo concurso público em preparação para lançamento em breve!)

 

Estas medidas serão, assim, estendidas para o ano de 2019, com a sua conclusão em dezembro de 2019.

2018-06-22
Chegou ao fim a 1.ª edição do Concurso Regional Escola PRIO TOP LEVEL - Resultados apurados!

Chegou ao fim a 1.ª edição da Escola PRIO TOP LEVEL, iniciativa ambiental que em 4 meses conseguiu mobilizar 23 escolas e perto de 6000 alunos da Beira Interior para a recolha de Óleos Alimentares Usados na região.

No final da iniciativa foram recolhidos em 10 municípios da região da Cova da Beira (Figueira Castelo Rodrigo, Pinhel, Almeida, Guarda, Manteigas, Belmonte, Fundão, Seia, Gouveia e Covilhã) 3.273 litros de óleo alimentar usado, representando uma média de 0,64 litros recolhidos por aluno.

Esta iniciativa coorganizada pela PRIO e Hardlevel, em parceria com a RNAE e ENERAREA, teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar da Beira Interior para a importância da recolha de OAU’s e como estes podem ser transformados em biodiesel, um biocombustível amigo do ambiente.

Durante 4 meses o desafio foi lançado junto da comunidade escolar – cada escola recebeu um oleão simples PRIO TOP LEVEL para a recolha de OAU, cada aluno recebeu um kit didático composto por: jogo de cartas didáticas, para que possam jogar em família e ao mesmo tempo aprender qual a importância de reciclar o OAU, e um funil que tornou mais fácil o ato de reciclar.

 
 
2017-11-13
CONCURSO ESCOLAR REGIONAL “Escola PRIO TOP LEVEL” - Inscrições abertas!

O consórcio PRIO TOP LEVEL, constituído pelas empresas PRIO e HARDLEVEL, em parceria com a RNAE e a ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior estão a promover o Concurso Escolar Regional designado “ESCOLA PRIO TOP LEVEL”, junto de toda a comunidade escolar de todos os estabelecimentos de ensino dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos da área geográfica da ENERAREA, que abrange 13 municípios pertencentes à AMCB - Associação de Municípios da Cova da Beira: Meda, Figueira de Castelo Rodrigo, Trancoso, Pinhel, Almeida, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Manteigas, Belmonte, Sabugal, Fundão, Penamacor.

O Concurso visa promover e incentivar a separação e reciclagem de óleos alimentares usados (OAU) e informar e sensibilizar a comunidade escolar, em geral, para a recolha seletiva deste resíduo produzido pelo setor doméstico. No final serão premiadas as escolas que entregarem a maior quantidade de óleo alimentar usado por aluno, eliminando, desta forma, a sua descarga nos esgotos municipais.

As escolas com interesse em participar no Concurso Escolar Regional “PRIO TOP LEVEL” devem aceder ao formulário de inscrição online, disponível em http://bit.ly/2yaL7AY. O período de inscrições termina a 7 de dezembro de 2017.

“Em todo o território português, a maioria do óleo alimentar usado vai parar aos esgotos em vez de ser devidamente colocado em oleões para posteriormente ser reciclado. Queremos reverter esta tendência e acreditamos que a sensibilização deverá começar pelos mais jovens, para depois também eles, ajudarem os pais a dar melhor uso ao óleo usado na cozinha”, referiu Nuno Correia, administrador da PRIO responsável pela PRIO TOP LEVEL.

O óleo alimentar usado pode ser reutilizado de diversas formas, onde se destaca a produção de Biodiesel, um combustível amigo do ambiente e a PRIO atualmente é a 3.ª maior produtora a nível europeu.

O Concurso arranca no início do 2.º período do ano letivo 2017/2018 e a organização irá aceitar 39 escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, no máximo, a participar ativamente. Cada escola inscrita vai receber 1 oleão simples PRIO TOP LEVEL e serão realizadas ações de sensibilização em cada uma das escolas selecionadas, onde será entregue a cada aluno um Kit didático “PRIO TOP LEVEL”. Para complementar existirá um site alusivo à iniciativa que terá disponível um conjunto de informações sobre a temática e um jogo online que convida a comunidade escolar a participar e a envolver-se.
No final da competição, serão atribuídos prémios de Excelência aos 10 primeiros lugares do ranking, bem como menções honrosas e certificados de participação.

Consulte o Regulamento do Concurso em https://goo.gl/DdMhTv

2017-11-10
ENAE2017 - Encontro Nacional das Agências de Energia e Ambiente Sesimbra, 06 de Dezembro de 2017

Cooperação Territorial – A promoção de projetos de cooperação territorial como alavanca para o aumento da competitividade e sustentabilidade das regiões!

O Encontro Nacional das Agências de Energia e Ambiente, evento de 2017 subordinado ao tema “Cooperação Territorial: As Agências de Energia e Ambiente enquanto promotoras de projetos junto das comunidades locais”, é resultado da organização conjunta da RNAE e da ENA, Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra.

Este evento, que terá lugar no dia 06 de Dezembro, em Sesimbra, no Cineteatro Municipal João Mota, tem como objetivo principal debater e divulgar o papel das Agências de Energia e Ambiente na promoção da participação ativa dos diversos agentes da comunidade, nomeadamente enquanto catalisadores do desenvolvimento e aumento da competitividade através da implementação de projetos de cooperação territorial, contribuindo para a sustentabilidade das regiões.

No programa serão abordados os temas da cooperação local e global na mitigação e adaptação às alterações climáticas, participação das Agências de Energia e Ambiente em Projetos de Cooperação Territorial e Programas Comunitários que incentivam a cooperação entre as comunidades locais, por um riquíssimo leque de oradores, sendo alguns destes oriundos da Eslovénia e Grécia.

No exterior do Cineteatro haverá uma exposição e test-drive de viaturas elétricas e plug-in de diversas marcas, contando ainda com a presença expositiva da ARQUILED, WELLGREEN e QART.

As inscrições encontram-se abertas!

A entrada é livre, mediante inscrição obrigatória, através do seguinte meio:http://bit.ly/2xQjyf8!

Participe!

2017-07-03
Divulgação do PIEE IPSS - Programa Integrado de Eficiência Energética para as IPSS no Jornal Solidariedade, da CNIS (Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade)

No âmbito da parceria formada entre a RNAE e a CNIS, o PIEE IPSS - Programa Integrado de Eficiência Energética para as IPSS teve o seu primeiro artigo no Jornal SOLIDARIEDADE, na edição de Julho (página 5).

Poderá ser consultado aqui: http://www.solidariedade.pt/site/mostrapdf/13053

A medida PIEE IPSS é financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos

2017-06-05
FREGUESIAS+EFICIENTES - Freguesias pela Eficiência Energética. Parcerias firmadas com a ANAFRE e ABAE para a sua execução!

A RNAE firmou parcerias institucionais com a ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias e a ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa para a divulgação e comunicação da projeto FREGUESIAS+EFICIENTES - Freguesias pela Eficiência Energética.

A RNAE está ainda a procurar o envolvimento da DGAL - Direção-Geral das Autarquias Locais no sentido de tornar a comunicação com as Juntas de Freguesia de Portugal a sua principal prioridade!

Dada a proximidade da ANAFRE das Juntas de Freguesia e da recente experiência da ABAE com o programa ECO-FREGUESIAS, estas parcerias revestem-se de enorme interesse para a boa execução e implementação deste projeto.

A medida FREGUESIAS+EFICIENTES é financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos

© 2010 RNAE - Todos os Direitos Reservados |
Facebook