Localização: » Notícias

Arquivo:
Notícias
2019-10-24
PIEE IPSS – Programa Integrado de Eficiência Energética para as IPSS - Reunião do Júri

No âmbito da medida PIEE IPSS – Programa Integrado de Eficiência Energética para as IPSS foram convidadas Entidades externas para integrarem o Júri da Fase II (Concurso) desta medida, que decorreu entre Maio e Setembro.

O Júri é constituído por um representante de cada uma das seguintes Entidades:

ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos

ADENE - Agência para a Energia

DGEG - Direcção-Geral de Energia e Geologia.

CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

UMP - União das Misericórdias Portuguesas

Com base no trabalho e desenvolvimento da utilização da Plataforma Energy OFF por parte dos Coordenadores Internos de Energia (CIE), foram  selecionadas 50 IPSS para passar à Fase II, que, para além de atuarem neste período no sentido de reduzir a fatura de energia elétrica, tiveram que propor um Plano de Ação de melhoria da eficiência energética na sua instituição até ao dia 30 de Setembro.

O Júri irá avaliar as 5 melhores IPSS para receberem os prémios, que serão aplicados em auditorias energéticas e medidas de eficiência energética.

Às 10 IPSS que lhes subseguem  na classificação serão atribuídas menções honrosas (prémios de participação).

Brevemente serão anunciadas as IPSS vencedoras!

Para mais informações pode ser consultada a página web da medida: http://www.piee-ipss.pt/

2019-10-23
Freguesias+Eficientes - Freguesias pela Eficiência Energética - Reunião do Júri

No âmbito da medida Freguesias+Eficientes – Freguesias pela Eficiência Energética foram convidadas Entidades externas para integrarem o Júri do Concurso desta medida, que decorreu entre Maio e Setembro.

O Júri é constituído por um representante de cada uma das seguintes Entidades:

  1. ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
  2. ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa
  3. ADENE – Agência para a Energia
  4. ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias
  5. DGEG – Direção-Geral de Energia e Geologia

 

A colaboração dos elementos do Júri visa apurar as Freguesias vencedoras, de acordo com as disposições do Regulamento.

O Concurso pretende distinguir as três Freguesias que consigam alcançar as maiores reduções nos seus consumos energéticos, servindo assim de exemplo para divulgação a nível nacional.
De forma a efetuar uma avaliação justa, as Freguesias foram divididas em 3 escalões, de acordo com a sua dimensão demográfica.

Das mais de 60 Freguesias que fizeram o seu registo na plataforma EnergyOFF,18 introduziram dados suficientes para permitir a sua avaliação, de acordo com os critérios definidos no Concurso.

A reunião do Júri decorreu na tarde de 21 de Outubro.

Os prémios traduzir-se-atilde;o na implementação de medidas adicionais e/ou equipamentos com maior eficiência energética que serão identificados pelas Agências de Energia através de uma auditoria energética.

Irão, ainda, ser atribuídas menções honrosas às Freguesias participantes que se distingam pelo seu desempenho ao longo do projeto.

As menções honrosas irão permitir a aplicação de pequenas medidas de melhoria da eficiência energética, a implementar pelas Agências de Energia.

Brevemente serão anunciadas as Freguesias vencedoras!

Para mais informações pode ser consultada a página web da medida: http://www.freguesiasmaiseficientes.pt/

2019-06-18
RNAE galardoada com o prémio "Energy Globe Award Portugal 2019"!

A “Energy Globe 2019” é uma iniciativa internacional, em Portugal representada pela Advantage Austria, agência austríaca de internacionalização, a qual visa reconhecer os melhores projetos mundiais na área ambiental com maior impacto social e sustentável.

A cerimónia de entrega do prémio ocorrerá dia 04 de Dezembro de 2019, na cidade de Espinho, no decurso do Encontro Nacional das Agências de Energia e Ambiente (ENAEA2019).

O projeto vencedor é o "Energy OFF - Plataforma de Gestão de Energia para Edifícios", financiada pelo PPEC2013-2014 e adaptada no âmbito do PPEC2017-2018 para utilização por edifícios do setor do comércio e serviços, designadamente Municípios, Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s).

Trata-se de uma ferramenta de gestão de consumos que permite os seguintes benefícios:

·Informação sobre os consumos de energia, através de uma ferramenta de autodiagnóstico e segmentada por equipamentos;

·Recomendações através de medidas concretas e quantificadas que permitem a redução dos custos na fatura mensal;

·Medidas comuns a todos os utilizadores (como a política energética, identificação de um gestor de energia, etc.;

·Indicação das soluções específicas mais adequadas às necessidades, incluindo a análise da substituição de equipamentos e/ou alteração de comportamentos.

O prémio “Energy Globe World” tem o apoio da UN Environment (Programa das Nações Unidas para o Ambiente) e foi criado em 1999 pelo austríaco Wolfgang Neumann, especialista em assuntos de energia, que quis apresentar ao mundo alguns dos exemplos de boas práticas ambientais. Entre as personalidades que já foram convidadas para apresentar e dar a cara pelos prémios encontram-se nome como Mikhail Gorbachev, Kofi Annan e os presidentes da União Europeia em exercício.

A distinção do Energy OFF aqui: https://www.energyglobe.info/portugal2019?cl=en&id=338238

2018-12-14
A RNAE é uma das entidades que integra o Comité Nacional EUBCE 2019!

Hoje, 14 de Dezembro, decorreu a 1.ª Reunião deste Comité, que conta com a ADENE como "EUBCE National Supporter", e que integra, para além da RNAE, a Secretaria de Estado da Energia, a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), o Centro da Biomassa para a Energia (CBE), a Associação dos Produtores de Energia com Biomassa (APEB), a Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), o Instituto Superior Técnico (IST/UL) e a Escola Superior Agrária de Coimbra, do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC/IPC).

Este Comité será responsável por atividades de carácter nacional associadas à EUBCE 2019.

A 27.ª edição da European Biomass Conference and Exhibition (EUBCE2019) irá realizar-se em Lisboa, no Centro de Congressos de Lisboa, de 27 a 30 de maio de 2019. Este evento de alto nível científico reunirá em Lisboa centenas de especialistas na área da biomassa para discutir a importância e as oportunidades de aproveitamento e valorização desta fonte de energia renovável para a produção de energia e a prossecução de objetivos de descarbonização, em matéria de mitigação e adaptação às alterações climáticas e de desenvolvimento sustentável.

http://www.eubce.com/

2018-08-31
A RNAE na edição de Julho da revista Publituris Hotelaria - Dossier Gestão Racional de Energia

A RNAE colaborou com a Publituris num artigo de opinião no Dossier "Gestão Racional de Energia" sobre o setor da hotelaria, publicado na edição de Julho da revista Publituris Hotelaria.

O artigo poderá ser consultado aqui: http://www.rnae.pt/download/Revista-Hotelaria-150-julho2018.pdf

2018-08-22
Concurso Público - Fornecimento e Instalação de Sistemas de Gestão da Iluminação em Edifícios da Administração Pública

A RNAE lançou ontem o concurso público internacional relativo ao Fornecimento e Instalação de Sistemas de Gestão da Iluminação em Edifícios da Administração Pública.

As peças do procedimento podem ser acedidas gratuitamente através da plataforma eletrónica de contratação pública anoGOV em: https://www.anogov.com/op-rnae/faces/app/pap/listaPaps.jsp

2018-08-02
O "novo" Documento de Referência para a Eficiência Energética na Iluminação Pública (DREEIP) já está disponível e a sua redação tem por base a Norma Europeia para a Iluminação Pública, EN 13201, revista em 2015

O "novo" Documento de Referência para a Eficiência Energética na Iluminação Pública (DREEIP) já está disponível e a sua redação tem por base a Norma Europeia para a Iluminação Pública, EN 13201, revista em 2015.

O DREEIP tem como objetivo estabelecer como referência, uma série de parâmetros técnicos que um projeto de Iluminação Pública deverá de seguir de modo a obter uma maior eficiência energética das instalações.

O Documento encontra-se dividido em duas partes, sendo estas:

PARTE 1 – Conceitos de Luminotécnica (http://www.rnae.pt/download/DREEIP_ParteI.pdf)
PARTE 2 – Projeto de Iluminação Pública – Especificações (http://www.rnae.pt/download/DREEIP_ParteII.pdf)

CALCULADORA - Calculadora dos indicadores de desempenho da instalação, para apoio à nova versão do Documento de Referência para a Eficiência Energética na Iluminação Pública. (http://www.rnae.pt/download/CALCULADORA_DOS_INDICADORES_DE_DESEMPENHO_DA_INSTALACAO.xlsx)

O DREEIP é o resultado da atividade de um grupo de trabalho constituído por iniciativa da Secretaria de Estado da Energia, em 2010, e que integrou os seguintes atores no domínio da iluminação pública em Portugal: RNAE, CPI - Centro Português de Iluminação, ADENE - Agência para a Energia, ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses, EDP Distribuição e OE - Ordem dos Engenheiros.

O DREEIP foi alvo de uma atualização, tendo sido criado para o efeito, em Setembro de 2017, um novo grupo de trabalho onde se fizeram representar o CPI - Centro Português de Iluminação, ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses, OE - Ordem dos Engenheiros, OET - Ordem dos Engenheiros Técnicos e a DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia.

A RNAE, juntamente com o CPI, irá programar um roadshow de ações de divulgação e formação em 2019, de norte a sul do país, incluindo ilhas, tendo como destinatários as Agências de Energia, Municípios, Comunidades Intermunicipais, Projetistas e outros interessados no documento.

2018-07-04
Sessão "A Iluminação Pública e as Alterações Climáticas", Ordem dos Engenheiros, 10 de julho - Apresentação do "novo" DREEIP

No próximo dia 10 de Julho, irá realizar-se uma Sessão com o tema "A Iluminação Pública e as Alterações Climáticas".

 

Nesta Sessão irá ser apresentado e debatido o novo DREEIP (Documento de Referência para a Eficiência Energética na IP), promovido pelo Centro Português de Iluminação (CPI), com a colaboração da RNAE e Ordem dos Engenheiros.

 

A RNAE irá fazer uma apresentação com o tema "O papel das Agências de Energia e Ambiente na Eficiência Energética na Iluminação Pública", onde teremos oportunidade de abordar a importância do cadastro como ferramenta de gestão municipal e da adoção do DREEIP como ferramenta de base para a elaboração dos Planos Diretores de Iluminação Pública e, bem como, dos Regulamentos Municipais de iluminação Pública, como instrumentos reguladores da IP municipal.

Iremos ainda abordar a recente problemática dos contratos de concessão de distribuição de energia elétrica em baixa tensão e da sua interligação com a iluminação pública, apresentando e defendendo vários pontos "nevrálgicos" e de extrema importância para os Municípios (enquanto "proprietários" do bem) e Agências de Energia (enquanto agentes promotores de uma gestão eficiente da rede de IP).

 

Do programa consta também a apresentação das Metas e Objetivos Nacionais para a Eficiência Energética, com a intervenção da DGEG.

 

A Sessão irá ter lugar no auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, a partir das 16h45.

 

Para mais informações e inscrições: http://www.ordemengenheiros.pt/pt/agenda/a-iluminacao-publica-e-as-alteracoes-climaticas/

2018-06-25
Prorrogação do Prazo de Implementação do PPEC 2017/2018 - Extensão das medidas promovidas pela RNAE

Face aos pedidos de prorrogação apresentados por diversos promotores, a ERSE decidiu prorrogar o prazo de implementação das medidas do PPEC 2017-2018, de 31 de dezembro de 2018, para 31 de dezembro de 2019.

A RNAE considera esta extensão de enorme importância para uma boa execução e uma melhor eficácia dos resultados a atingir pelas três medidas PPEC que se encontra a promover:

- RNAE_IO1 - Freguesias+Eficientes - Freguesias pela Eficiência Energética (website: http://www.freguesiasmaiseficientes.pt/)

- RNAE_IO3 - PIEE IPSS - Programa Integrado de Eficiência Energética para Instituições Particulares de Solidariedade Social (website: http://www.piee-ipss.pt/)

- RNAE_TO1 - Master Lighting System (novo concurso público em preparação para lançamento em breve!)

 

Estas medidas serão, assim, estendidas para o ano de 2019, com a sua conclusão em dezembro de 2019.

2018-06-22
Chegou ao fim a 1.ª edição do Concurso Regional Escola PRIO TOP LEVEL - Resultados apurados!

Chegou ao fim a 1.ª edição da Escola PRIO TOP LEVEL, iniciativa ambiental que em 4 meses conseguiu mobilizar 23 escolas e perto de 6000 alunos da Beira Interior para a recolha de Óleos Alimentares Usados na região.

No final da iniciativa foram recolhidos em 10 municípios da região da Cova da Beira (Figueira Castelo Rodrigo, Pinhel, Almeida, Guarda, Manteigas, Belmonte, Fundão, Seia, Gouveia e Covilhã) 3.273 litros de óleo alimentar usado, representando uma média de 0,64 litros recolhidos por aluno.

Esta iniciativa coorganizada pela PRIO e Hardlevel, em parceria com a RNAE e ENERAREA, teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar da Beira Interior para a importância da recolha de OAU’s e como estes podem ser transformados em biodiesel, um biocombustível amigo do ambiente.

Durante 4 meses o desafio foi lançado junto da comunidade escolar – cada escola recebeu um oleão simples PRIO TOP LEVEL para a recolha de OAU, cada aluno recebeu um kit didático composto por: jogo de cartas didáticas, para que possam jogar em família e ao mesmo tempo aprender qual a importância de reciclar o OAU, e um funil que tornou mais fácil o ato de reciclar.

 
 
© 2010 RNAE - Todos os Direitos Reservados |
Facebook