A Revista O Instalador e a RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional) estabeleceram, este mês de maio de 2020, uma parceria institucional. Este acordo reforça, assim, o relacionamento de anos existente entre ambas as instituições.
Esta parceria tem como objetivo estabelecer uma colaboração entre a RNAE e O Instalador, com vista a criar sinergias conjuntas em assuntos de interesse para o setor da Energia, nomeadamente na área das agências de energia, desde a evolução do mercado nacional, à expansão das empresas, às condições de trabalho dos profissionais, consultoria e projetos, mas também no que respeita à internacionalização e processos de inovação, eventos, formações e outros motivos de interesse setorial, em que ambas as instituições possam trabalhar de forma conjunta.
“A RNAE congratula-se pela parceria agora formalmente estabelecida. A nossa ligação à revista O Instalador já se vem realizando há alguns anos, tendo a RNAE sempre contado com o apoio d'O Instalador na promoção e divulgação dos seus eventos, designadamente do ENAEA - Encontro Nacional das Agências de Energia e Ambiente”, começa por dizer Carlos Santos, presidente da direção da RNAE.
O responsável acrescenta que “vemos com muito interesse a ligação agora formalizada, a qual, fortalecerá a comunicação das iniciativas e projetos da RNAE e Agências de Energia, contribuindo para a sua afirmação enquanto agentes de promoção da eficiência energética, utilização racional de energia nos vários setores, utilização dos recursos energéticos endógenos locais, promoção da utilização de novas tecnologias, promoção de ações de informação e sensibilização, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento sustentável dos municípios/regiões e do país”.
Ana Clara, Diretora da Revista O Instalador, diz que esta parceria “é apenas o colmatar, no sentido mais formal e institucional, de uma longa relação de anos” entre as duas entidades.
“Enquanto revista técnica é fundamental abordar, de forma transversal, todas as áreas e subsetores ligados à Energia, como é o caso das agências de energia e toda a atividade que a elas está diretamente ligada", frisa a jornalista.
Nesta medida, assegura, “estou certa que o setor e os profissionais irão contar com mais e diversa informação técnica credível, tão importante para o esclarecimento público e setorial”.
“É e deve sempre continuar a ser esse o papel da Revista O Instalador: promover e apoiar as boas práticas que promovem a eficiência energética no país, e na qual as agências de energia têm um papel decisivo”, sublinha Ana Clara
A RNAE deseja a todos umas Boas Festas!
Teve lugar, a 4 de dezembro, no FACE, o Encontro Nacional das Agências de Energia e Ambiente (ENAEA 2019).
Carlos Santos, presidente da direção da RNAE, salientou na sessão de abertura do Encontro, a importância do trabalho das agências de energia no que respeita à proximidade com o território e com as entidades municipais. “É imperioso a consciência para a utilização dos recursos, desde a água passando pela energia e também à forma como todos nós reciclamos”, disse. Para o responsável, a questão do financiamento “é essencial” sendo que os apoios são “vitais” para a implementação de medidas no território.
Pinto Moreira, presidente da Câmara Municipal de Espinho, começou por dizer na sua intervenção que, “por coincidência ou talvez não, o ENAEA analisa e projeta a intervenção dos agentes nos territórios enquanto, em Madrid, a Cimeira do Clima procura encontrar caminhos que se abram a um futuro sustentável para as próximas gerações”.
O presidente da Câmara de Espinho lembrou ainda que “o mundo está hoje um grau mais quente do que antes da era industrial e poderá chegar aos três graus no final do século. Especialistas dizem que cada grau que aumente a temperatura diminuirá pelo menos 20% a quantidade de água e o ciclo da água não será uniforme em todo o planeta. É tempo de arrepiar caminho e ler com preocupação o recente relatório da OCDE que alia e interliga desenvolvimento e ação climática”.
O primeiro painel da manhã debateu ‘Os contratos de gestão de eficiência energética nos municípios | Contratos de performance energética’. A mesa, moderada por Paulo Santos (Vogal do Conselho Diretivo da ANMP - Associação Nacional de Municípios Portugueses e presidente da Câmara Municipal da Batalha), contou com as intervenções de Tiago Vasconcelos, administrador da ISETE - Inovação, Soluções Económicas e Tecnologia Ecológica, Paulo Simões, da OESTE CIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, Jorge Araújo, presidente da APESE - Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Energia e João Torres, presidente do conselho de administração da EDP Distribuição.
Durante o evento teve lugar a entrega do 'Energy Globe Award Portugal 2019' e a cerimónia de atribuição de prémios no âmbito dos Projetos 'Freguesias+Eficientes' e 'PIEE EPSS (PPEC 2017-2018)'.
No espaço do FACE e, no âmbito do encontro, teve ainda lugar uma exposição/mostra de tecnologias, soluções e atividades de empresas e outras organizações, na qual marcaram presença, entre outros, a QART, SONERES, CARRIER, HELEXIA, OPENPLUS, WEEECYCLE, GRAU MAQUINARIA, ENDESA, GLOBALTRONIC e LTX, bem como uma área exterior de exposição e test-drive de viaturas elétricas e híbridas de várias marcas automóveis.
No âmbito da medida PIEE IPSS – Programa Integrado de Eficiência Energética para as IPSS foram convidadas Entidades externas para integrarem o Júri da Fase II (Concurso) desta medida, que decorreu entre Maio e Setembro.
O Júri é constituído por um representante de cada uma das seguintes Entidades:
ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
ADENE - Agência para a Energia
DGEG - Direcção-Geral de Energia e Geologia.
CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade
UMP - União das Misericórdias Portuguesas
Com base no trabalho e desenvolvimento da utilização da Plataforma Energy OFF por parte dos Coordenadores Internos de Energia (CIE), foram selecionadas 50 IPSS para passar à Fase II, que, para além de atuarem neste período no sentido de reduzir a fatura de energia elétrica, tiveram que propor um Plano de Ação de melhoria da eficiência energética na sua instituição até ao dia 30 de Setembro.
O Júri irá avaliar as 5 melhores IPSS para receberem os prémios, que serão aplicados em auditorias energéticas e medidas de eficiência energética.
Às 10 IPSS que lhes subseguem na classificação serão atribuídas menções honrosas (prémios de participação).
Brevemente serão anunciadas as IPSS vencedoras!
Para mais informações pode ser consultada a página web da medida: http://www.piee-ipss.pt/
No âmbito da medida Freguesias+Eficientes – Freguesias pela Eficiência Energética foram convidadas Entidades externas para integrarem o Júri do Concurso desta medida, que decorreu entre Maio e Setembro.
O Júri é constituído por um representante de cada uma das seguintes Entidades:
A colaboração dos elementos do Júri visa apurar as Freguesias vencedoras, de acordo com as disposições do Regulamento.
O Concurso pretende distinguir as três Freguesias que consigam alcançar as maiores reduções nos seus consumos energéticos, servindo assim de exemplo para divulgação a nível nacional.
De forma a efetuar uma avaliação justa, as Freguesias foram divididas em 3 escalões, de acordo com a sua dimensão demográfica.
Das mais de 60 Freguesias que fizeram o seu registo na plataforma EnergyOFF,18 introduziram dados suficientes para permitir a sua avaliação, de acordo com os critérios definidos no Concurso.
A reunião do Júri decorreu na tarde de 21 de Outubro.
Os prémios traduzir-se-atilde;o na implementação de medidas adicionais e/ou equipamentos com maior eficiência energética que serão identificados pelas Agências de Energia através de uma auditoria energética.
Irão, ainda, ser atribuídas menções honrosas às Freguesias participantes que se distingam pelo seu desempenho ao longo do projeto.
As menções honrosas irão permitir a aplicação de pequenas medidas de melhoria da eficiência energética, a implementar pelas Agências de Energia.
Brevemente serão anunciadas as Freguesias vencedoras!
Para mais informações pode ser consultada a página web da medida: http://www.freguesiasmaiseficientes.pt/
A “Energy Globe 2019” é uma iniciativa internacional, em Portugal representada pela Advantage Austria, agência austríaca de internacionalização, a qual visa reconhecer os melhores projetos mundiais na área ambiental com maior impacto social e sustentável.
A cerimónia de entrega do prémio ocorrerá dia 04 de Dezembro de 2019, na cidade de Espinho, no decurso do Encontro Nacional das Agências de Energia e Ambiente (ENAEA2019).
O projeto vencedor é o "Energy OFF - Plataforma de Gestão de Energia para Edifícios", financiada pelo PPEC2013-2014 e adaptada no âmbito do PPEC2017-2018 para utilização por edifícios do setor do comércio e serviços, designadamente Municípios, Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s).
Trata-se de uma ferramenta de gestão de consumos que permite os seguintes benefícios:
·Informação sobre os consumos de energia, através de uma ferramenta de autodiagnóstico e segmentada por equipamentos;
·Recomendações através de medidas concretas e quantificadas que permitem a redução dos custos na fatura mensal;
·Medidas comuns a todos os utilizadores (como a política energética, identificação de um gestor de energia, etc.;
·Indicação das soluções específicas mais adequadas às necessidades, incluindo a análise da substituição de equipamentos e/ou alteração de comportamentos.
O prémio “Energy Globe World” tem o apoio da UN Environment (Programa das Nações Unidas para o Ambiente) e foi criado em 1999 pelo austríaco Wolfgang Neumann, especialista em assuntos de energia, que quis apresentar ao mundo alguns dos exemplos de boas práticas ambientais. Entre as personalidades que já foram convidadas para apresentar e dar a cara pelos prémios encontram-se nome como Mikhail Gorbachev, Kofi Annan e os presidentes da União Europeia em exercício.
A distinção do Energy OFF aqui: https://www.energyglobe.info/portugal2019?cl=en&id=338238
Hoje, 14 de Dezembro, decorreu a 1.ª Reunião deste Comité, que conta com a ADENE como "EUBCE National Supporter", e que integra, para além da RNAE, a Secretaria de Estado da Energia, a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), o Centro da Biomassa para a Energia (CBE), a Associação dos Produtores de Energia com Biomassa (APEB), a Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), o Instituto Superior Técnico (IST/UL) e a Escola Superior Agrária de Coimbra, do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC/IPC).
Este Comité será responsável por atividades de carácter nacional associadas à EUBCE 2019.
A 27.ª edição da European Biomass Conference and Exhibition (EUBCE2019) irá realizar-se em Lisboa, no Centro de Congressos de Lisboa, de 27 a 30 de maio de 2019. Este evento de alto nível científico reunirá em Lisboa centenas de especialistas na área da biomassa para discutir a importância e as oportunidades de aproveitamento e valorização desta fonte de energia renovável para a produção de energia e a prossecução de objetivos de descarbonização, em matéria de mitigação e adaptação às alterações climáticas e de desenvolvimento sustentável.
A RNAE colaborou com a Publituris num artigo de opinião no Dossier "Gestão Racional de Energia" sobre o setor da hotelaria, publicado na edição de Julho da revista Publituris Hotelaria.
O artigo poderá ser consultado aqui: http://www.rnae.pt/download/Revista-Hotelaria-150-julho2018.pdf